Joyce Oneko é fundadora da Mama Na Dada-Africa, uma ONG do Quênia, África Oriental, cujo trabalho é capacitar meninas e mulheres africanas por meio de treinamento de desenvolvimento pessoal, educação formal e formação profissional permitindo-lhes adquirir independência financeira e mental.
Para diminuir a vulnerabilidade das mulheres quanto a doenças mentais e sexuais, bem como a aproximação às drogas, sua ONG atua na investigação sobre as barreiras à educação das meninas e seu desenvolvimento, promovendo acesso à educação, tanto formal e informal, e realizando pesquisas sobre mudanças de comportamentos dos jovens (como as taxas de abandono escolar de meninas e assédio sexual, abuso e exploração de jovens por aqueles que detém autoridade).
Agentes comunitários de saúde caminham dezenas de quilômetros a cada semana para visitar pacientes com HIV demasiado doentes para virem ao centro de atendimento da ONG, levando a eles ingredientes para alimentação, cuidados de enfermagem, aconselhamento, assessoria jurídica, etc.
A Mama Na Dada-Africa também criou o grupo de jovens "Stay Alive", um fórum de aprendizagem para adolescentes e jovens entre 12 e 25 anos. Os membros têm realizado vários projetos, incluindo divulgação de estratégias de prevenção ao HIV através de teatro, realização de limpeza nas favelas, ajudando a reparar e reconstruir as casas de viúvas, órfãos e pessoas com Aids.
FONTE: www.mamanadada.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário