Maçãs Podres: site feminista traz bom conteúdo

Com olhar agudo, algumas vezes bem radical, o site Maçãs Podres tem conteúdo extenso e bem argumentado. Leitura imperdível. Criado a partir do Grupo de Estudo de Gênero Simone de Beauvoir, a intenção é, justamente, contaminar com maçãs podres o cesto da nossa sociedade patriarcal e machista. Ou o pomar completo, se der...

"Milenarmente a maçã é o mais conhecido símbolo para representar a discórdia, o perigo, o proibido, a quebra de tabus...", afirma o texto de apresentação do espaço. "Aos nossos olhos, tanto na mitologia, nas histórias infantis, na religião cristã, a idéia da maçã é usada como metáfora ideológica favorável à dominação masculina. Como qualquer MAÇÃ PODRE, nossa intenção é de contaminar o pomar por completo. O nosso interesse é seduzir as mentes das mulheres que ainda possuem coragem de se manterem sãs e apodrecer com esta sociedade machista".
O conteúdo editorial é dirigido a mulheres que não desejam ser “moças bem-comportadas criadas para serem princesinhas do pai, rainhas de algum lar, unicamente esposas/mães zelosas, ou Barbies acéfalas do desejo masculino".
Absoluta recolheu alguns trechos para você conferir.

Barbies
Os homens machistas querem que as mulheres sejam "barbies", porque bonecas não pensam, não possuem vontade própria e, deste modo, são presas que facilmente podem ser conduzidas e mantidas em cativeiro.

Sociedade capitalista
Afirmamos que o capitalismo é a expressão econômica do machismo, pois "o capital" sustenta as superestruturas da desigualdade humana.

Avanços?
Reivindicações baseadas em lamentações tornam-se um fenômeno secundário, de pouca importância, que muitas vezes até representa alguma atitude por parte da sociedade, mais de fato não a modifica. É fácil algumas feministas se ludibriarem com alguns “avanços” no decorrer da história. Principalmente porque mulheres, inclusive algumas feministas, muito se orgulham do “novo” homem (o homem cordial), simplesmente porque ainda não se libertaram do sonho de encontrar o príncipe encantado. 

Homens sem machismo
O que fazer em situações onde homens que, já não mais reproduzem atitudes machistas e de opressão, encontram-se por tal motivo isolados socialmente? Mantê-los excluídos, mesmo que a luta pela emancipação feminina seja uma luta social contra a exclusão, não é reproduzir a lógica sexista que combatemos e que manteve por milênios a mulher restrita à exclusividade do espaço privado?

Mensagem aos machos
Caros homens... Não há mistérios a serem descobertos. Se não nos entendem, é porque nos mantiveram presas em seus castelos. Nossas vulvas não são caixinhas de música, e as peças não se encaixam como brinquedos. Qualquer homem que se dedicou a conhecer o cativeiro, não encontrou problemas em desvendar nossos segredos. Nosso corpo não é, senão, um outro corpo, por onde o sangue circula. Já nos cortaram a pele com navalhas, já nos estupraram sem culpa, durante séculos vivemos em vossas senzalas. Simplesmente não lhes daremos armas, os homens construíram suas prisões, jogam as chaves fora de nossas muralhas, é hora de declarar guerra e derrubar a barreira que nos separa!


Confira em
http://nucleogenerosb.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário